segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Depois de um longo período estamos de volta

Levando em consideração as discussões em sala de aula, leia e reflita sobre a citação abaixo:

O debate mais importante das línguas está ligado à educação de jovens que são expostos a esse tipo de linguagem ( Internetês) regularmente. Para alguns, o aprendizado é afetado por isso, uma vez q aprendemos a língua através da repetição. Com o uso corrente de palavras escritas de forma “errada”, o jovem irá aprender a escrever errado também.
1) Você concorda? Justifique seu ponto de vista.

2)Existem diversos pontos de vista em relação ao uso do Internetês e você como percebe essa questão? Esta linguagem, pode ser nociva? E ainda mais, ela pode ser construtiva?


Comente a charge acima relacionando-a às nossas discussões em sala de aula.

Bom trabalho!!!




Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2467-como-esta-o-seu-internetes-conheca-a-linguagem-utilizada-no-mundo-online.htm#ixzz1YP8Up6Lr

9 comentários:

  1. 1 No meu ponto de vista não e nocivo a educação dos jovens,pois esta linguagem deve ser restrita apensa a internet e não a vida real,por isso o jovem deve saber bem identificar escola e mundo virtual.

    2 Sim existem diversos pontos de vista mais ,mas esta questão de ser nociva deve ser mantida por cada um ,porque devemos ter o senso critico para não passarmos muito tempo na internet e misturar o aros com o feijão,mas construtiva ela pode ser porque temos que criar nossas próprias abreviações.

    3 esta charge pode ser entendida pelo tio do sujeito que usa o internets não saber abreviações e achar muito errado o que ele diz.
    Alunos:Pedro Henrique de Castro Xavier N16
    Pedro Igor Jeronimo Silva N17

    ResponderExcluir
  2. 1-Sim,concordamos pois as pessoas acostumam a escrever errado e acabam levando isso para o trabalho ou para a sala de aula.

    2-Ela pode ser boa e ao mesmo tempo ruim, pois quando estamos conversando poupa o nosso tempo mas nós acostumamos a escrever errado.
    As vezes,pois é facil escrever e dificil entender , então não sabemos se estamos recebendo uma crítica ou um elogio.
    Pode pois atraves dos internetês podemos fazer novas amizades , conversar diariamente com nossos amigos .

    3-A charge está falando sobre um tio que pergunta para o sobrinho se ele está por dentro do acordo ortográfico,mas ele se surpriende com o sobrinho e ve que ele está na lei dos internetês e decide tocar em um outro assunto.



    Alunas:Larisse M. Duarte e Débora R.Borges.

    ResponderExcluir
  3. 1)sim,concordamos porque muitas das vezes por escrever abreviado esquemos de escrever coretamente,e levamos estas escritas para as escolas.
    2)sim pode porque as vezes ate agente que esta dijitandos nao comsiquimos entemder oque escrevemos, ela pode ajudar agente escrever mais rapido.
    3)ele ver que o subrinho nao esta por dentro das regras ortograficas que nao tem jeito dele aprender a escrever sem ser abreviodos e que ele ja esta na linhas dos intermetes



    Alumas;Lorema Cristina e Ludimila Catiele

    ResponderExcluir
  4. Pode ser que isso aconteça entre 10 pessoas 1 ocorra esse fato! Percebemos que alem de amenizar o texto facilita a linguagem dos jovens de hoje e demora menos tempo para escrever! Ao mesmo tempo que ajuda pode atrapalhar!
    Sim porque facilita muitas vezes as comunicação entre duas ou mais pessoas!
    Esta comentando que o tio escreva o texto em otimas referências de escrita, mas ja o sobrinho nem tanto assim!
    Entao o tio vê que o sobrinho pode nao estar querendo saber das novas regras ou que o sobrinho possa nao estar tao enteressado no assunto(regras ortograficas)
    :-) .......
    bjo alunos(as): Robson, Quesia e Amanda Barbosa

    ResponderExcluir
  5. sim;na maioria das vezes escrevemos errado por que ja acostumamos a escrever o Internetês .


    ela pode atrapalhar sim ;pois poDemos acostumar com essa lingua e Diariamente escrevemos errado na hora que nao e necessario.

    sim por que ela facilita muitas vezes a nossa linguagem e a comunicaçao entre jovens.


    o sobrinho nao esta muito afim Do assunto ou naoesta afim De falar com o tio sobro a assunto


    alunas: Tayna Morgana e Karol

    ResponderExcluir
  6. Colégio Estadual Benedito Brás
    Profª: Elaine
    Alunos: Eduardo S. e Mariana Cristina.
    Nºs: 5 e 13



    Resposta nº 1: Achamos que não, desde que a maioria dos jovens e adolencentes, saibam diferenciar uma escrita da outra e seus ambientes. Os internetês só devem ser usados em sites de relacionamento como, msn, orkut, twiiter, etc.No cotidiano, devemos usar a normal culta, ou a mais frequente a coloquial, pois a norma culta não adimite gírias.

    Resposta nº 2: Os internetês para nós é só uma maneira, de facilitar a escrita em sites de relacionamento, desde que a sua conversa assim só fique alí na internet, achamos que não haja nenhum mal, apesar de que nem todos entendam o que dizemos, pois é facíl entender para nós que escrevemos, a linguagem pode ser nociva sim, desde que não leve a pessoa a usá-la o tempo todo, sem diferenciar amientes, e não acho que ela não pode ser construtiva, desde que no cotidiano, precisamos, usar a norma culta, pois vivemos, e trabalharemos, num ambiente formal, imagine só escrever " relatorio p/ Jão alves sobre o tblho, d ciencias".

    Resposta nº 3: A charge acima mostra o frequente uso de internetês, pode ser interpretada de diversas formas, quando o tio fala " melhor pensar em outra coisa", ele percebe, que ele não levaria aquela conversa para frente, porque ele está em um ambiente virtual, e a linguagem é diferente, ele também percebe que como a linguagem é diferente, e o sobrinho é ligado aos internetês, ele custaria a entender, e principalmente me ensinar ao sobrinho a nova regra ortográfica.

    ResponderExcluir
  7. Não, desde que, o joven saiba diferênciar o ambiente virtual e o ambiênte virtual,e esteja atento as regras da lingua portuguêsa, poderemos viver em paz no mundo real e também no mundo virtual.
    Sim , se o usuario da linguagen internetê,não souber diferênciar a linguagem virtual da linguagem culta, pode ser altamente prejudicial ao aprendizado do usuario de ambas linguagêns.
    A charge , mostra que o assunto proposto pelo tio nao foi uma escolha ideal para aquele ambiente e acabou não indo para frente.
    Alunos: Daniel Soares e Kayton Miranda

    ResponderExcluir
  8. Colégio Estadual Benedito Brás
    Prof[: Elaine
    Aluna: Thaýs e Kamila

    R:1: Não, pois a maioria dos jovens sabem sim diferenciar uma conversa que só deve ficar no meio e na linguagem virtual, de uma do cotidiano, os internetês, devem somente ficar nos sites de relacionamento, como msm e orkut, no cotidiano, tem que se usar a norma culta e a coloquial.

    R:2: Os internetês, para nós jovens, só é usado para facilitar e tornar mais curta, a nossa escrita, ele só é usado por quem domina a escrita, pois só ambos podem entender as diversas abreviações, pois uma pessoa não acostumada, não conseguiria acompanhar e entender a conversa. Ela pode ser nociva sim, se ela não for usada o tempo todo, e somente nos meios, virtuais. Ela não pode ser construtiva, pois seria muito complicado ler e entender, palavras desse tipo no nosso cotidiano.

    R:3: O tio refere-se ao novo acordo ortográfico, só que o meio onde ele está, não é uma boa hora para falar sobre isso, ele percebe isso quando diz " melhor pensar em outra coisa", ele também pode não entender o que o sobrinho fala, pois como mostra a charge, o tio usa muito bem a forma culta e o sobrinho os internetês.

    ResponderExcluir
  9. Colégio Estadual Benedito Brás
    Prof[: Elaine
    Alunos:Paulo Henrique & Pauliny Rainy

    (1) Sim eu concordo.Porque com a utilização corrente dessa linguagem o jovem ira se acostumar a escrever errado.
    (2)Os internetês podem ser muito construtivos deste que as pessoas saibam diferenciar quando usar esta linguagem.
    (3)O tio pergunta ao sobrinho se ele já conhece o novo acordo ortográfico,o sobrinho que só falava com internetês disse: que não sabia e que era para o tio ir la para eles apenderem jundos. Para o sobrinho os internetês e a linguagem correta a forma culta.

    ResponderExcluir